" />

Sono na gravidez: saiba como dormir melhor


Confira alguns truques podem te ajudar a melhorar o sono na gravidez


  • 15 Out, 2018
sono na gravidez

Foto: sono na gravidez

O sono na gravidez é normal. Mas isso acontece principalmente no início da gestação, quando há um excesso de hormônios. Não é à toa que as mulheres que já passaram por essa experiência, dizem para aproveitar a sonolência e dormir bastante! Isso porque, conforme o barrigão vai crescendo, é mais difícil encontrar uma posição confortável para ter uma boa noite de sono na gravidez.

Além disso, a ansiedade da espera pelo nascimento do bebê pode até ocasionar a falta de sono na gravidez. Por isso é tão importante lidar com as emoções e se sentir segura a respeito da própria gestação. Portanto nesse caso, converse com o seu obstetra e com outras mulheres que já viveram isso. E, relaxe, passa rápido e tudo vai dar certo!

O sono na gravidez no segundo trimestre começa a amenizar, já que os hormônios se estabilizam no organismo. Até mais ou menos a 20ª semana, é possível continuar dormindo na sua posição preferida. Isso depende, é claro, do tamanho da sua barriga. Mas, com o bebê crescendo dentro de você, essa missão vai ficando cada vez mais difícil.

Melhorando a qualidade do sono na reta final da gravidez

Na reta final da gravidez, a dica é apostar em travesseiros e almofadas específicos para gestantes. A posição mais recomendada pelos médicos é aquela na qual a gestante deita virada para o lado esquerdo. Pois isso garante uma boa oxigenação para a mamãe e para o bebê. E nesse momento, abraçar uma almofada pode ajudar bastante. As conhecidas como minhocões, por serem compridas e roliças, trazem bastante conforto. Elas fazem com que as mamães tenham a sensação de estarem deitadas de bruços, melhorando as condições do sono na gravidez.

O banho morno antes de deitar também é um grande aliado! A água morna pode ajudar a gestante a relaxar. Mas atenção: nada de temperaturas muito altas! O calor da água remove a gordura natural da pele e pode fazer com que a pressão arterial caia. Preze por uma alimentação leve. O que comemos antes de dormir interfere bastante na qualidade do sono na gravidez. À noite, opte por alimentos de fácil digestão e não coma grandes porções.